Viver a escola para uma escola Viva!
É bom estudar em Aguiar!

Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca

Ano novo, site novo.

Este é o novo site do nosso Agrupamento, nascido da vontade de criar uma página web renovada, mais apelativa e funcional para todos aqueles que queiram ou precisem de conhecer ou contactar a Escola. Sejam, pois, muito bem-vindos à nossa nova casa virtual!

Contacte-nos Galeria

Feed notícias

Visita de estudo a Lisboa - EMRC

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, nós, os alunos dos 7º e 8º anos, realizámos uma visita de estudo inter-religiosa de EMRC a Lisboa e à Figueira da Foz.
No primeiro dia, após chegarmos a Lisboa, fomos visitar o Centro Ismaili, onde a comunidade muçulmana realiza as suas atividades culturais, sociais e religiosas. Na parte da tarde fomos até à Sé Catedral e Baixa de Lisboa, que são locais muito importantes. No Centro Comercial do Colombo foi o jantar e para o descanso dirigimo-nos para o alojamento. Foi uma noite espetacular, onde convivemos com outros colegas.
No dia seguinte, depois de um bom pequeno almoço, fomos conhecer a comunidade hindu de Lisboa. Aqui, também, pudemos aprender mais sobre esta religião e contemplar como os hindus oram e fazem as suas oferendas aos deuses. Posteriormente, fomos almoçar na Figueira da Foz, onde fizemos atividades radicais no Parque de Aventura da Figueira da Foz. Foi uma visita muito enriquecedora onde pudemos aprender mais sobre as religões.

Os alunos do 8.º ano

Dia da Poesia 2024

/p>

Encontro Ecuménico em Taizé (França)

De 10 a 18 de Fevereiro de 2024, algumas das alunas que frequentam a disciplina de E.M.R.C (Educação Moral e Religiosa Católica) do 11ºA e 11ºB, participaram num encontro ecuménico em Taizé, uma aldeia localizada em França. Tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência memorável, caracterizada pela sua simplicidade e atmosfera calma onde puderam encontrar a sua paz interior e fortalecer a sua fé. Foi-lhes permitido estabelecer relações com imensas pessoas novas, uma vez que foi um encontro onde se encontravam mais de 1000 jovens de diferentes locais. Participaram em diversas atividades de empatia e solidariedade para com os outros. Também foram proporcionados momentos onde refletiram sobre a sua vida pessoal e académica, sendo considerado uma espécie de retiro da vida e das suas rotinas em Portugal. Ficando assim uma experiência gravada nas suas memórias e a qual estão ansiosas e dispostas a repetir. “Taizé não se explica, sente-se”.
As alunas participantes.

Ensino Pré-Escolar

1ºCiclo do Ensino Básico

2º e 3º Ciclos do ensino Básico

Ensino Regular

ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONAL

Ano de Inauguração

Turmas

Total de Alunos

ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONAL

O que são?

Os Cursos Profissionais são uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada  por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

Para quem?

Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que:

• concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou formação equivalente;

• procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;

• não excluem a hipótese de, mais tarde, prosseguir os estudos.

Quais os objetivos?

Os principais objetivos desta oferta educativa e formativa são:

• contribuir para que o estudante desenvolva competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;

• privilegiar as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;

• preparar o estudante para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade.

Estrutura Curricular

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos  ritmos de aprendizagem de cada aluno.

Componentes de Formação

O plano de estudos inclui três componentes de formação:

• Sociocultural;

• Científica;

• Tecnológica, incluindo a Formação em Contexto de Trabalho.

Oferta Educativa:

​O Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira tem a funcionar na sua escola sede, os seguintes cursos profissionais:

• Técnico de Desporto
  • Técnico de Mecatrónica Automóvel