Aviso TI

AVISO - EQUIPA TI

Como desbloquear o Sistema de Segurança CUCO

Informamos que alguns computadores estão a ter problemas de bloqueio do CUCO (Central Unit Control). Assim deixamos as orientações que os utilizadores devem seguir para resolução do problema.

O que é o CUCO: Central Unit Control | Bloqueio remoto dos equipamentos: é um recurso que permite o bloqueio local ou remoto de equipamentos furtados ou perdidos.

Qual é o problema?

AVISO DE SEGURANCA - Fabricante do CUCO em 17/05/2021

Qual o motivo para os computadores ativarem o sistema de segurança CUCo?

Verificou-se que a atualização de Abril do Windows alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores deste projeto continue a funcionar corretamente.

O fabricante do sistema de segurança CUCo, disponibilizou um aviso sobre uma atualização crítica do sistema e alerta para a importância da instalação em todos os equipamentos. O fabricante aconselha a que a presente atualização seja efetuada por todos os utilizadores finais, ou pelas escolas, com a maior brevidade.

Podem aparecer as seguintes mensagens:

– “Sistema de Bloqueio cuco foi activado!”

– “Esta unidade esta bloqueada!“, conforme imagem apresentada

Portáteis da marca Insys

Qualquer dúvida ou se tem dificuldades a efetuar este processo, por favor dirija-se ao Gabinete de TI existente na escola sede.

• Para interesse de todos, visando garantir que o problema é minimizado deverão os utilizadores proceder conforme indicações abaixo:

1) O PC JÁ ESTÁ BLOQUEADO
    a) Aceda ao site suporte.inforlandia.pt, opção Sistema de Segurança CUCO
    b) Preencha os campos solicitados
    c) Clique em mostrar Código
    d) Ligue o PC com o CUCO ativo à internet móvel ou internet de casa
    e) Insira o código de desbloqueio no PC bloqueado.
    f) Pare os serviços do antivírus
    g) Executar a atualização do Sistema de Segurança CUCO, de forma a evitar futuros bloqueios.
    h) Reinicie o equipamento.

2) O PC AINDA NÃO ESTÁ BLOQUEADO
    a) Neste caso apenas necessita de efetuar urgentemente a atualização do Sistema de Segurança CUCO, de forma a evitar futuros bloqueios;
    b) Pare os serviços do antivírus;
    c) Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates, descarregue o utilitário;
    d) Execute/instale a atualização;
    e) Reinicie o computador após a atualização;

Portáteis da marca Lenovo

1) O PC JÁ ESTÁ BLOQUEADO
    a) Solicitar o pedido de assistência técnica na escola para procedermos ao desbloqueio do PC.
    Nota: A MEO-PC/Altice não tem plataforma para o efeito.

2) O PC AINDA NÃO ESTÁ BLOQUEADO
    b) Ligue o PC à Internet;
    c) Pare os serviços do antivírus
    d) Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates, descarregue o utilitário;
    e) Execute/instale a atualização, como administrador (botão direto do rato)
    f) Aguarde a conclusão da atualização, aguarde cerca de 5 minutos com a internet ligada
    g) Termine sessão, volte a iniciar sessão para validar nos servidores da SGEC
    h) Reinicie o equipamento