Viver a escola para uma escola Viva!
É bom estudar em Aguiar!
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Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca

Ano novo, site novo.

Este é o novo site do nosso Agrupamento, nascido da vontade de criar uma página web renovada, mais apelativa e funcional para todos aqueles que queiram ou precisem de conhecer ou contactar a Escola. Sejam, pois, muito bem-vindos à nossa nova casa virtual!

 

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Cartaz era uma vez uma árvore mágica page 0001

 


 

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Manuais escolares 1ºciclo

Considerando o disposto na Nota Informativa emitida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, somos a informar que no ano letivo 2024/2025, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública podem utilizar livremente os manuais escolares disponibilizados gratuitamente, sem necessidade de os devolver para reutilização.

Esta medida visa preservar a importância pedagógica do manuseamento e anotação nos manuais.

No início do ano letivo 2025/2026, serão distribuídos novos manuais escolares gratuitos a todos os alunos do 1.º ciclo, conforme estipulado pelo Decreto-Lei n.º 13-A/2025, de 10 de março.

Para uma leitura atenta da Nota Informativa, clique aqui. 

 


 

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Os alunos do  3º ciclo participaram no European Money Quiz 2025, tendo sido apurados como finalistas à fase nacional os alunos:

- Inês Gracindo Rebelo, do 9º B
- Martim de Campos Baltazar, do 8º B
O European Money Quiz (EMQ) é uma competição europeia que pretende promover e testar a literacia financeira dos jovens entre os 13 e os 15 anos.
Esta foi a 8ª edição, em que a  Associação Portuguesa de Bancos (APB) promoveu o concurso visando testar os conhecimentos de literacia financeira dos jovens, sobre poupança, endividamento, gestão do orçamento  familiar, segurança digital, entre outros. 
O quiz foi jogado através da aplicação Kahoot!.
Estes alunos irão participar na Fase Nacional que se realizará no dia 21 de março de 2025

 

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Grande desempenho dos nossos alunos na 1ª Concentração de Ténis de Mesa do Desporto Escolar!

No dia de ontem, decorreu em Celorico da Beira a primeira concentração de Ténis de Mesa do Desporto Escolar, onde o Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira esteve representado por 27 alunos. Foi um dia repleto de grandes desafios e excelentes prestações, culminando em várias conquistas individuais!

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Parabéns a todos os participantes pelo esforço, dedicação e espírito desportivo! Continuamos a treinar e a evoluir para os próximos desafios!

 


 

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Lista de ordenação Contratação de Escola - Matemática

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Ensino Pré-Escolar

1ºCiclo do Ensino Básico

2º e 3º Ciclos do ensino Básico

Ensino Regular

ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONAL

Página dos projetos ERASMUS+

1993

Ano de Inauguração

32

Turmas

517

Total de Alunos

Ensino Pré-Escolar

De acordo com a Lei Quadro, a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

1 - A educação pré-escolar refere-se às crianças dos 3 anos até ao ingresso na escolaridade obrigatória e é ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar.

2 - A frequência da educação pré-escolar é facultativa, reconhecendo à família o primeiro papel na educação dos filhos, consagrando-se contudo, a sua universalidade para as crianças que perfazem 5 anos de idade.

3 - Por estabelecimento de educação pré-escolar entende-se a instituição que presta serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe atividades educativas e atividades de apoio à família:

4 - Constituem objetivos da educação pré-escolar:

a. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática, numa perspetiva de educação para a cidadania;

b. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva  consciência do seu papel como membro da sociedade;

c. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

d. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;

e. Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

f. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

g. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

h. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;

i. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

Adaptado da Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro (Lei Quadro da Educação Pré-Escolar)

 

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