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É bom estudar em Aguiar!
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Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca

Ano novo, site novo.

Este é o novo site do nosso Agrupamento, nascido da vontade de criar uma página web renovada, mais apelativa e funcional para todos aqueles que queiram ou precisem de conhecer ou contactar a Escola. Sejam, pois, muito bem-vindos à nossa nova casa virtual!

 

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CONTRATAÇÃO DE ESCOLA

GRUPO 420 (GEOGRAFIA) - 18 HORAS

Consulte aqui o aviso


 

Projeta-me: caixa de imagens do mundo

Plano de Educação Estética e Artística

 


 

Os sonhos continuam. A união e a esperança respondem sempre com entusiasmo à chamada. Com estes maravilhosos vídeos do 1.º Ciclo do nosso Agrupamento, desejamos a toda a comunidade educativa um Feliz e Santo Natal!


 

Projeta-me em Aguiar da Beira – Uma iniciativa PEEA

 

Integrado no Plano 21|23 Escola+ da Direção Geral de Educação (DGE), que tem como objetivo a recuperação das aprendizagens e procurar garantir que ninguém fica para trás, foi realizada a Ação de Curta Duração “Projeta-me, caixa de imagens do mundo”, no passado dia 13 de dezembro, no Agrupamento de Escolas P. José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira. Esta formação apresenta um recurso educativo organizado numa caixa, que comporta um conjunto de imagens e objetos, suportado por um dossiê̂ digital, para desenvolver atividades que exploram os domínios da Educação Artística e das suas Aprendizagens Essenciais. Trata-se de um recurso desenvolvido pela Equipa de Educação Artística que se encontra inserido no eixo "Recuperar com Arte e Humanidades”. Esta iniciativa foi realizada em parceria com o Centro de Formação Guarda 1 destinada a todos os docentes das escolas associadas. 

 

Este é o quarto ano letivo em que o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) se encontra em implementação no Agrupamento. O PEEA é promovido pela Equipa de Educação Artística (DGE) e tem como objetivo principal promover a Arte e a Cultura em contexto escolar através de iniciativas de formação docente, projetos, parcerias e outras ações educativas. No ano letivo anterior, foi realizada uma Ação de Curta Duração de sensibilização à Educação Artística e oferecidas várias iniciativas, à distância, integradas no projeto o “Artista Vai à Escola” no sentido de ultrapassar isolamentos forçados em contexto de pandemia. 

 

Num distrito disperso, como a Guarda, a realização de iniciativas de promoção da Educação Artística contribui para encurtar as distâncias que se agravam em contexto de pandemia.

   

 


 

Ensino Pré-Escolar

1ºCiclo do Ensino Básico

2º e 3º Ciclos do ensino Básico

Ensino Regular

ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONAL

1993

Ano de Inauguração

32

Turmas

517

Total de Alunos

Ensino Pré-Escolar

De acordo com a Lei Quadro, a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

1 - A educação pré-escolar refere-se às crianças dos 3 anos até ao ingresso na escolaridade obrigatória e é ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar.

2 - A frequência da educação pré-escolar é facultativa, reconhecendo à família o primeiro papel na educação dos filhos, consagrando-se contudo, a sua universalidade para as crianças que perfazem 5 anos de idade.

3 - Por estabelecimento de educação pré-escolar entende-se a instituição que presta serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe atividades educativas e atividades de apoio à família:

4 - Constituem objetivos da educação pré-escolar:

a. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática, numa perspetiva de educação para a cidadania;

b. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva  consciência do seu papel como membro da sociedade;

c. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

d. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;

e. Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

f. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

g. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

h. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;

i. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

Adaptado da Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro (Lei Quadro da Educação Pré-Escolar)

 

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