Viver a escola para uma escola Viva!
É bom estudar em Aguiar!
É bom estudar em Aguiar!
É bom estudar em Aguiar!
previous arrow
next arrow
Slider
 

Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca

Ano novo, site novo.

Este é o novo site do nosso Agrupamento, nascido da vontade de criar uma página web renovada, mais apelativa e funcional para todos aqueles que queiram ou precisem de conhecer ou contactar a Escola. Sejam, pois, muito bem-vindos à nossa nova casa virtual!

 

Contacte-nos Galeria

Feed notícias

avisos small

Uma vez que as aulas começam no dia 12 de setembro e é obrigatória, para todos os requerentes, a apresentação do Passe Mensal dos Transportes, pede-se aos pais e encarregados de educação que, ao longo da primeira semana de setembro, se desloquem até aos Serviços Administrativos do Agrupamento para o seu levantamento.

 


 

avisos small

Informamos toda a comunidade escolar que o Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca estará encerrado entre os dias 11 e 14 de agosto. Durante este período, as instalações estarão fechadas para todos os serviços, incluindo secretaria e outras atividades administrativas.

 


 

Reportagem Parlamento dos Jovens 2025

 

avisos small

MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS 2025/2026 – DATAS E INFORMAÇÕES

Informam-se os Encarregados de Educação que a plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos já divulgou as datas para emissão dos vouchers para os manuais escolares no ano letivo 2025/2026.

Calendário de emissão de vouchers:

• 28 de julho – Alunos do 1.º ciclo (1.º ao 4.º ano) e 9.º ano

• 4 de agosto – Alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos

• 11 de agosto – Alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos, bem como de outras ofertas formativas (nas escolas onde se matricularam)

Os encarregados de educação dos alunos que vão pela primeira vez adquirir manuais escolares deverão aceder ao portal a partir do dia 14 de julho através na plataforma: https://manuaisescolares.pt/

A plataforma estará acessível para encarregados de educação a partir de 14 de julho.

unnamed 7

 


 

Apresentação e defesa das PAP dos Cursos Profissionais Técnico de Informática e Técnico de Mecatrónica Automóvel - 2024-2025

Realizaram-se, nos dias 21 e 22 de julho, a apresentação e a defesa das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos finalistas dos Cursos Profissionais Técnico de Informática/Sistemas e Técnico de Mecatrónica Automóvel, perante júris constituídos por reconhecidos profissionais de cada área de formação.
A PAP é muito importante para a vida escolar e profissional dos alunos, pois permite-lhes aplicar, num caso prático concreto, uma grande parte dos conhecimentos e das competências académicas e profissionais obtidas ao longo do seu percurso formativo. Com a realização da PAP, o aluno é chamado a aperfeiçoar o que aprendeu ao longo do curso e a realizar tarefas idênticas às que terá de fazer quando ingressar no mundo do trabalho. As PAP foram orientadas e coordenadas, de forma profissional e abnegada, pelos Diretores de Curso, Miguel Fonseca e Maria Gorete Fidalgo.
Os júris das provas foram constituídos por docentes do Agrupamento e por personalidades de reconhecido mérito dos setores de atividade em apreço. Na apreciação das PAP do Curso Profissional de Técnico de Informática, colaboraram o docente Nélio Cabral, presidente do júri e representante legal da Diretora do Agrupamento; a professora Isabel Esteves, Diretora de Turma; o professor Miguel Fonseca, Diretor de Curso; a professora Laura Seixas, docente do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim; e Carlos Santos, Técnico Superior da Proteção Civil da Câmara Municipal do Sátão. No Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel, colaboraram o docente Nélio Cabral, presidente do júri e representante legal da Diretora do Agrupamento; a professora Isabel Esteves, Diretora de Turma; a professora Maria Gorete Fidalgo, Diretora de Curso; o representante da empresa Auto - Ramiro, Ldª, Sr. Augusto Ramiro Ferreira; e o chefe da oficina da Pereira &Sequeira, Ldª, Sr. Paulo Suzana. A todos os intervenientes, a Direção do Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca agradece a disponibilidade e participação.
Aos nossos alunos e respetivas famílias, votos de felicidades pessoais e profissionais, na certeza de que serão exemplos que dignificarão a qualidade do ensino do nosso Agrupamento de Escolas.

Foto defesa PAP Mecatrónica Automóvel 1Informática PAP


 


 Férias na biblioteca 20252 pages to jpg 0001

 


 

Ensino Pré-Escolar

1ºCiclo do Ensino Básico

2º e 3º Ciclos do ensino Básico

Ensino Regular

ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONAL

Página dos projetos ERASMUS+

1993

Ano de Inauguração

32

Turmas

517

Total de Alunos

Ensino Pré-Escolar

De acordo com a Lei Quadro, a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

1 - A educação pré-escolar refere-se às crianças dos 3 anos até ao ingresso na escolaridade obrigatória e é ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar.

2 - A frequência da educação pré-escolar é facultativa, reconhecendo à família o primeiro papel na educação dos filhos, consagrando-se contudo, a sua universalidade para as crianças que perfazem 5 anos de idade.

3 - Por estabelecimento de educação pré-escolar entende-se a instituição que presta serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe atividades educativas e atividades de apoio à família:

4 - Constituem objetivos da educação pré-escolar:

a. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática, numa perspetiva de educação para a cidadania;

b. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva  consciência do seu papel como membro da sociedade;

c. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

d. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;

e. Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

f. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

g. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

h. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;

i. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

Adaptado da Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro (Lei Quadro da Educação Pré-Escolar)

 

Inscrição para cursos profissionais

Contactos
 
Rua Frei Joaquim e Santa Rosa Viterbo, 2
 
232 689 030
Menu
Newsletter

Recebe noticias do agrupamento.

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário