Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira
Escola Básica dos 2ľ e 3ľ Ciclos C/ Ens. Sec. de Aguiar da Beira
ÁREA DE PROJECTO

início
1-introdućčo
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11-conclusčo
agradecimentos
anexos

6- A evolućčo da natalidade nas várias freguesias

 

grf1

 

 

Este gráfico representa o número de nascimentos por freguesia do concelho de Aguiar da Beira desde 1960 até 2001.

Podemos observar que ao longo das últimas décadas se tem registado, em todas as freguesias, uma tendźncia para a diminuićčo do número de nascimentos, embora pontualmente haja algumas oscilaćões. O ano de 2001 parecia ser uma inversčo desta tendźncia, na freguesia de Aguiar da Beira. A observaćčo do gráfico da página seguinte, vai-nos demonstrar que esta nčo é a realidade.

Para que fosse possível proceder a uma análise prospectiva do número de alunos que irčo ingressar no sistema educativo nos próximos anos, elaborámos o gráfico que se segue, onde é possível constatar a evolućčo da natalidade nos últimos seis anos (2001 a 2007).

        

 

grf2

 

Mantźm-se a tendźncia generalizada para o reduzido número de nascimentos, apesar das oscilaćões apresentadas pelas freguesias de Aguiar da Beira e Dornelas.

          Com a análise pormenorizada deste gráfico, podemos elaborar previsões para os próximos seis anos no que diz respeito ao número de alunos que  pretenderčo matricular-se nas escolas entre os anos 2007 e 2012, no concelho de Aguiar da Beira. Assim, admitindo que, se matriculem apenas as crianćas registadas no concelho, afigura-se desde já evidente que, 2007/2008 será um dos anos com um menor número de inscrićões.

 

 

 

 

__________________________________________________________________________
Trabalho realizado no Čmbito da Área de Projecto pelos alunos do 12ľ B
2006/07

logos