Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

anexos

6- A evoluo da natalidade nas vrias freguesias

grf1

Este grfico representa o nmero de nascimentos por freguesia do concelho de Aguiar da Beira desde 1960 at 2001.

Podemos observar que ao longo das ltimas dcadas se tem registado, em todas as freguesias, uma tendncia para a diminuio do nmero de nascimentos, embora pontualmente haja algumas oscilaes. O ano de 2001 parecia ser uma inverso desta tendncia, na freguesia de Aguiar da Beira. A observao do grfico da pgina seguinte, vai-nos demonstrar que esta no a realidade.

Para que fosse possvel proceder a uma anlise prospectiva do nmero de alunos que iro ingressar no sistema educativo nos prximos anos, elabormos o grfico que se segue, onde possvel constatar a evoluo da natalidade nos ltimos seis anos (2001 a 2007).

grf2

Mantm-se a tendncia generalizada para o reduzido nmero de nascimentos, apesar das oscilaes apresentadas pelas freguesias de Aguiar da Beira e Dornelas.

Com a anlise pormenorizada deste grfico, podemos elaborar previses para os prximos seis anos no que diz respeito ao nmero de alunos que  pretendero matricular-se nas escolas entre os anos 2007 e 2012, no concelho de Aguiar da Beira. Assim, admitindo que, se matriculem apenas as crianas registadas no concelho, afigura-se desde j evidente que, 2007/2008 ser um dos anos com um menor nmero de inscries.

Trabalho realizado no mbito da rea de Projecto pelos alunos do 12 B
2006/07