Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

agradecimentos
anexos

2- Caracterização do Concelho de Aguiar da Beira

Aguiar da Beira situa-se na região centro de Portugal, na NUT III Dão-Lafões, pertence ao distrito da Guarda e localiza-se a 40km de Viseu e a 70km da sua capital de distrito.

Tem uma população de 6247, segundo o Censo de 2001, que se distribui numa área de 203,68 Km2.

map1

Neste concelho, encontramos alguns monumentos dignos de referência: o dólmen em Carapito; os sarcófagos e as sepulturas antropomórficas; os castros; não esquecendo que Aguiar da Beira tem, na sua zona histórica, uma trilogia única na Península Ibérica, constituída por Pelourinho, Torre do Relógio e Fonte Ameada.

Os jogos tradicionais fazem parte da cultura do concelho, são praticados anualmente, alternando por todas as freguesias, seguindo a ordem alfabética. Pratica-se a malha, o bacalhau, a raia ou pateira, o jogo da cantarinha, a corrida de sacos, a raiola e, a mais entusiasmante, a corrida do porco.

map2

O nosso concelho é constituído por 13 freguesias como podemos constatar no mapa.

Sendo um concelho rural do interior, onde predomina economicamente o sector primário, a escassez de postos de trabalho leva a que exista uma elevada percentagem de emigrantes para países da União Europeia e Suiça.

É na agricultura e actividades complementares que a maior parte dos agregados familiares encontram o seu sustento. O queijo da serra, a maçã das terras altas, a castanha e a batata são os produtos com mais tradição. A eles se junta a criação de animais, nomeadamente em aviários, pocilgas e vacarias. Salienta-se ainda a existência de algumas indústrias transformadoras, nomeadamente as respeitantes aos lacticínios e madeiras.

O concelho de Aguiar da Beira, para quem não conhece é um pequeno paraíso, um local aprazível onde o contacto com o meio natural é privilegiado. O património natural convida todos os visitantes, a partilhar as maravilhas das águas e da natureza, sem esquecer o contacto com a cultura e as tradições destas gentes hospitaleiras. Atendendo a potencialidades únicas e ainda não completamente exploradas o sector do turismo poderá trazer mais riqueza e qualidade de vida para o concelho, onde, num futuro bem próximo, se poderá incluir o Complexo Turístico das Caldas da Cavaca como pólo de desenvolvimento dentro de uma região que, mais do que visitar, urge conhecer.

Trabalho realizado no âmbito da Área de Projecto pelos alunos do 12º B
2006/07