Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

agradecimentos
anexos

11- Concluso

Na recta final do nosso trabalho, consideramos apropriado mencionar os aspectos mais relevantes do estudo efectuado.

A ideia com que ficmos acerca do encerramento das escolas foi positiva, mas existem factos que podero ser mais adversos em todo este processo.

Se por um lado, os discentes, que se deslocam das escolas com poucos alunos para outras onde h mais crianas, beneficiam de uma maior oportunidade para se integrarem na sociedade, convivem com mais pessoas e testemunham situaes que melhor os podero preparar para o futuro. Por outro lado, tambm devemos lembrar que poder contribuir ainda mais para a desertificao do interior, pois, no sendo necessrios tantos funcionrios e professores, haver uma reduo dos postos de trabalho.

Numa onda de reduo de docentes, consideramos que deve ser dada alguma ateno e se deve verificar se os alunos continuam a usufruir de um ensino de qualidade. partida, aumenta o nmero de alunos que so colocados ao encargo de um s professor o que pode impedir que seja dada a devida ateno aos discentes.

Outro aspecto menos favorvel que aumentam as despesas com os transportes.

Numa reunio com o presidente do nosso municpio, fomos informados de que a mdio prazo h inteno de evoluir apenas para trs grandes plos educativos no concelho. So estes Dornelas, Penaverde e Aguiar da Beira. Nesta ocasio, apurmos ainda que esto a ser equacionadas as vrias possibilidades de destino a dar aos edifcios escolares desactivados, e que podero passar por protocolos com associaes recreativas, que j demonstraram interesse em reaproveitar esses espaos. Tambm se poder proceder criao de centros de dia, o que favorecer o concelho na prestao de apoio comunidade, principalmente fatia da populao mais idosa. Estas associaes podero ajudar no sentido de fazerem a manuteno destes edifcios e evitar a sua degradao. Caso isto no se verifique, estes podero eventualmente, vir a ser alienados.

Como pudemos verificar, ao longo do nosso trabalho, a natalidade tem vindo a diminuir nestas ltimas dcadas e acreditamos que esta continue a ser a tendncia para o futuro.

Na nossa opinio, a manter-se esta reduo da natalidade, acreditamos que os nossos filhos apenas tero como alternativa, a frequncia de um estabelecimento de ensino do primeiro ciclo na sede do concelho.

Para evitar que encerrem mais escolas, deixamos a nossa humilde sugesto. A adopo de urgentes e enrgicas medidas natalistas por parte do poder central, mas tambm a nvel local para estimular a natalidade no concelho. Por que no, por exemplo, a concesso de um subsdio de instalao aos jovens casais?

Trabalho realizado no mbito da rea de Projecto pelos alunos do 12 B
2006/07