Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

anexos

4- A variao da populao de 1960 - 1981 e de 1981 – 2001

map1

Na fase de 1960 para 1981, deparamo-nos com uma variao negativa da populao em todo o concelho. Ainda assim, a situao mais favorvel verifica-se em Aguiar da Beira, Carapito, Penaverde, Dornelas, Sequeiros e Valverde. Os casos mais graves nessa altura eram Souto e Coruche.

O facto de se verificarem valores negativos em todo o concelho deve-se, em parte, forte emigrao que se verificou nessa fase, motivada pela procura de melhores condies financeiras, mas tambm pela fuga guerra colonial.

O mapa referente ao perodo correspondente a 1981 para 2001, demonstra-nos que a nica freguesia que apresentou uma variao positiva foi Aguiar da Beira, continuando as restantes freguesias do concelho a diminuir a sua populao.

__________________________________________________________________________
Trabalho realizado no mbito da rea de Projecto pelos alunos do 12 B