Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

anexos

5- O comportamento dos indicadores demogrficos

grf

No concelho de Aguiar da Beira verificou-se ao longo dos anos de 1960 a 2001, uma diminuio da natalidade e da mortalidade.

No incio da dcada de 60 registaram-se 279 nascimentos. A partir daqui a natalidade diminuiu notoriamente at 1991. De 1991 para 2001, podemos observar um ligeiro aumento.

Nos anos de 60 para 70, verificou-se a maior diminuio do nmero de bitos (aproximadamente 140 para 80).

possvel constatar que at dcada de 80, o afastamento entre os dois indicadores era significativo : o nmero de nascimentos era mais elevado que o nmero de bitos, o que resulta num crescimento natural positivo.

A partir de 1970, a mortalidade praticamente estagnou.

Em 1991, a linha da natalidade vem a diminuir encontrando-se com a da mortalidade. Verifica-se assim, um crescimento natural negativo, ou seja, deu-se uma diminuio da populao.

No decorrer dos anos 90, a natalidade e a mortalidade voltam a afastar-se. A natalidade diminui e a mortalidade aumenta, dando-se novamente uma reduo da populao.

No incio do novo milnio, estas duas vertentes demogrficas em anlise tm tendncia para se unir, rondando pouco mais do que os cinquenta nascimentos e bitos no ano.

Porque diminuiu a natalidade?

As causas da diminuio da natalidade advm principalmente:

- da divulgao e aceitao da contracepo;

- do aumento da idade do casamento;

- da alterao das estruturas familiares;

- do aumento da actividade feminina;

- da consolidao da vontade individual.

Portugal pertence ao grupo de pases desenvolvidos, em que se verificam taxas de crescimento natural nulo ou at mesmo negativo (baixa natalidade, baixa mortalidade). Aguiar da Beira no se exclui desta estatstica. O ndice de renovao de geraes baixo, isto , os casais tm menos filhos do que os necessrios para se substiturem a si prprios na prxima gerao (uma mulher deveria ter mais de dois filhos, para substiturem a sua gerao).

Alguns dos factores acima referidos, resultam das alteraes no comportamento da populao deste concelho. As famlias beneficiam assim, devido diminuio da fecundidade, da reduo de despesas com os filhos. Desta maneira, os casais podem dedicar grande parte do seu oramento ao consumo e melhoria do seu nvel de vida, podendo tambm a mulher melhorar as suas perspectivas profissionais.

Por falta de oportunidades de emprego, tem-se assistido a evidentes situaes de emigrao e de xodo rural nesta regio. Os que se deslocam so na maioria adultos jovens, em idade de procriar, contribuindo assim para a diminuio da fecundidade, ou seja, um reforo do processo de envelhecimento da populao residente.

Porque diminuiu a mortalidade?

A mortalidade diminuiu ligeiramente. As melhorias das condies de vida que se tm verificado na nossa sociedade tm contribudo para o aumento da esperana mdia de vida (EMV).

Algumas dessas melhorias podem consistir em:

- maior qualidade e variedade da alimentao da populao;

- notvel desenvolvimento nos cuidados de sade, acelerao na          investigao de novos medicamentos (antibiticos, vacinas, etc) para doenas como cancro ou doenas cardiovasculares;

- desenvolvimento tecnolgico acompanhado de um crescimento econmico.

Embora se tenha constatado uma reduo no nmero de bitos, regista-se um acentuado envelhecimento demogrfico, levando o grupo etrio dos idosos a tornar-se significativo.

Trabalho realizado no mbito da rea de Projecto pelos alunos do 12 B
2006/07