Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

agradecimentos
anexos

rea de Projecto

semelhana do que aconteceu no resto do pas, tambm no concelho de Aguiar da Beira encerraram muitas escolas do 1 ciclo.

Neste ano lectivo, a turma B do dcimo segundo ano que frequenta o curso de Cincias Sociais e Humanas, decidiu, no mbito da rea Curricular no disciplinar de rea de Projecto, investigar este tema.

Inicimos o estudo deste tema, executando uma anlise da evoluo demogrfica do concelho de Aguiar da Beira nos ltimos 46 anos (5 dcadas). Numa primeira fase, procedemos recolha de dados referentes:

• natalidade e mortalidade dos anos de 1960, 1970, 1981, 1991, 2001;
  • populao residente nas vrias freguesias do concelho ao longo destes anos;
  • s escolas que encerraram, e as que continuam em funcionamento;
  • ao  nmero de alunos que frequentam e que frequentavam cada escola do concelho.

Na fase seguinte tivemos oportunidade de contactar directamente com os alunos mais afectados neste processo, para nos inteirarmos do modo como o esto a vivenciar.

Da etapa final, constar a anlise sobre este processo que est a afectar todo o nosso Portugal profundo, bem como uma reflexo sobre as implicaes que daqui resultaro para o futuro.

Acompanhem-nos nesta aventura e ficamos espera dos vossos comentrios J

__________________________________________________________________________
Trabalho realizado no mbito da rea de Projecto pelos alunos do 12 B