Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira
Escola Básica dos 2ľ e 3ľ Ciclos C/ Ens. Sec. de Aguiar da Beira
ÁREA DE PROJECTO

início
1-introdućčo
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11-conclusčo
agradecimentos
anexos

10- Os alunos deslocados

 

Neste processo, devemos dar especial atenćčo aos alunos “deslocados”.

Para contactar directamente com estas crianćas, realizámos inquéritos individuais a cada uma delas nas respectivas escolas de acolhimento. Excluímos nesta análise os alunos que estčo a frequentar o primeiro ano, pois nčo tźm um termo de comparaćčo, ou seja, nčo vivenciaram a frequźncia na escola da sua aldeia de origem.

O apuramento dos inquéritos consta nesta tabela.

 

pict01

 

Podemos concluir que a maioria dos alunos prefere a escola de acolhimento (78%).

Deveremos destacar os casos em que todos os alunos preferem a nova situaćčo (Cortićada, Penaverde e Dornelas).

A situaćčo mais preocupante e onde se verifica uma menor taxa de integraćčo é na escola de Aguiar da Beira, (43% preferiam a escola que frequentavam no ano lectivo anterior).

Neste nosso contacto com os alunos “deslocados”, pudemos verificar que em geral as crianćas se sentem bem com a mudanća. Muitas delas referiram que a grande alteraćčo se verificou ao nível das brincadeiras em grupo (maior do que no ano anterior) e das instalaćões dos edifícios que apresentam melhores condićões.

 

Deparamo-nos também com algumas opiniões menos favoráveis, entre as quais as das crianćas que se tźm de levantar mais cedo. Por vezes, verifica-se alguma intolerČncia por parte dos colegas da escola de acolhimento, nčo integrando devidamente no novo grupo os alunos “deslocados”.  

No decorrer dos inquéritos, também retivemos a opiničo dos docentes relativa a este processo, na generalidade, apoiam esta decisčo e concordam com ela, pois, com esta mudanća os alunos passaram a beneficiar do que antes nčo tinham, salientando a importČncia do grupo-turma.

 

 

 

 

__________________________________________________________________________
Trabalho realizado no Čmbito da Área de Projecto pelos alunos do 12ľ B
2006/07

logos