Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

agradecimentos
anexos

10- Os alunos deslocados

Neste processo, devemos dar especial ateno aos alunos deslocados.

Para contactar directamente com estas crianas, realizmos inquritos individuais a cada uma delas nas respectivas escolas de acolhimento. Exclumos nesta anlise os alunos que esto a frequentar o primeiro ano, pois no tm um termo de comparao, ou seja, no vivenciaram a frequncia na escola da sua aldeia de origem.

O apuramento dos inquritos consta nesta tabela.

pict01

Podemos concluir que a maioria dos alunos prefere a escola de acolhimento (78%).

Deveremos destacar os casos em que todos os alunos preferem a nova situao (Cortiada, Penaverde e Dornelas).

A situao mais preocupante e onde se verifica uma menor taxa de integrao na escola de Aguiar da Beira, (43% preferiam a escola que frequentavam no ano lectivo anterior).

Neste nosso contacto com os alunos deslocados, pudemos verificar que em geral as crianas se sentem bem com a mudana. Muitas delas referiram que a grande alterao se verificou ao nvel das brincadeiras em grupo (maior do que no ano anterior) e das instalaes dos edifcios que apresentam melhores condies.

Deparamo-nos tambm com algumas opinies menos favorveis, entre as quais as das crianas que se tm de levantar mais cedo. Por vezes, verifica-se alguma intolerncia por parte dos colegas da escola de acolhimento, no integrando devidamente no novo grupo os alunos deslocados.

No decorrer dos inquritos, tambm retivemos a opinio dos docentes relativa a este processo, na generalidade, apoiam esta deciso e concordam com ela, pois, com esta mudana os alunos passaram a beneficiar do que antes no tinham, salientando a importncia do grupo-turma.

Trabalho realizado no mbito da rea de Projecto pelos alunos do 12 B
2006/07