8- O parque escolar até 2005/2006

Todas as escolas apresentam uma arquitectura semelhante, característica do Plano Centenário Urbano/Rural, tendo sido construídas entre os anos 30 e 70.
         Estas escolas eram compostas por uma a quatro salas de aula. Até ao ano lectivo de 2005/2006, a esmagadora maioria das escolas, apenas mantinha em funcionamento uma única sala de aulas. Todas dispunham de um espaço de lazer (o recreio), embora com características díspares e as condições gerais de higiene eram satisfatórias. Nos dias mais frios, as salas usufruíam também de aquecimento. Tivemos ainda oportunidade de verificar que um significativo número destas escolas construídas já há muitos anos, apresentavam sinais visíveis de degradação.

No mapa seguinte, “clicando” em cima de cada escola é possível comprovarmos esta nossa última afirmação, podendo o leitor visionar as condições exteriores das 21 escolas do concelho de Aguiar da Beira.

pct01