11- Conclusão

Na recta final do nosso trabalho, consideramos apropriado mencionar os aspectos mais relevantes do estudo efectuado.
A ideia com que ficámos acerca do encerramento das escolas foi positiva, mas existem factos que poderão ser mais adversos em todo este processo.
Se por um lado, os discentes, que se deslocam das escolas com poucos alunos para outras onde há mais crianças, beneficiam de uma maior oportunidade para se integrarem na sociedade, convivem com mais pessoas e testemunham situações que melhor os poderão preparar para o futuro. Por outro lado, também devemos lembrar que poderá contribuir ainda mais para a desertificação do interior, pois, não sendo necessários tantos funcionários e professores, haverá uma redução dos postos de trabalho.
Numa onda de redução de docentes, consideramos que deve ser dada alguma atenção e se deve verificar se os alunos continuam a usufruir de um ensino de qualidade. À partida, aumenta o número de alunos que são colocados ao encargo de um só professor o que pode impedir que seja dada a devida atenção aos discentes.
Outro aspecto menos favorável é que aumentam as despesas com os transportes.
Numa reunião com o presidente do nosso município, fomos informados de que a médio prazo há intenção de evoluir apenas para três grandes pólos educativos no concelho. São estes Dornelas, Penaverde e Aguiar da Beira. Nesta ocasião, apurámos ainda que estão a ser equacionadas as várias possibilidades de destino a dar aos edifícios escolares desactivados, e que poderão passar por protocolos com associações recreativas, que já demonstraram interesse em reaproveitar esses espaços. Também se poderá proceder à criação de centros de dia, o que favorecerá o concelho na prestação de apoio à comunidade, principalmente à fatia da população mais idosa. Estas associações poderão ajudar no sentido de fazerem a manutenção destes edifícios e evitar a sua degradação. Caso isto não se verifique, estes poderão eventualmente, vir a ser alienados.
Como pudemos verificar, ao longo do nosso trabalho, a natalidade tem vindo a diminuir nestas últimas décadas e acreditamos que esta continue a ser a tendência para o futuro.
Na nossa opinião, a manter-se esta redução da natalidade, acreditamos que os nossos filhos apenas terão como alternativa, a frequência de um estabelecimento de ensino do primeiro ciclo na sede do concelho.
Para evitar que encerrem mais escolas, deixamos a nossa humilde sugestão. A adopção de urgentes e enérgicas medidas natalistas por parte do poder central, mas também a nível local para estimular a natalidade no concelho. Por que não, por exemplo, a concessão de um subsídio de instalação aos jovens casais?