6- A evolução da natalidade nas várias freguesias

grf01

Este gráfico representa o número de nascimentos por freguesia do concelho de Aguiar da Beira desde 1960 até 2001.
Podemos observar que ao longo das últimas décadas se tem registado, em todas as freguesias, uma tendência para a diminuição do número de nascimentos, embora pontualmente haja algumas oscilações. O ano de 2001 parecia ser uma inversão desta tendência, na freguesia de Aguiar da Beira. A observação do gráfico da página seguinte, vai-nos demonstrar que esta não é a realidade.
Para que fosse possível proceder a uma análise prospectiva do número de alunos que irão ingressar no sistema educativo nos próximos anos, elaborámos o gráfico que se segue, onde é possível constatar a evolução da natalidade nos últimos seis anos (2001 a 2007).

grf02

Mantêm-se a tendência generalizada para o reduzido número de nascimentos, apesar das oscilações apresentadas pelas freguesias de Aguiar da Beira e Dornelas.
          Com a análise pormenorizada deste gráfico, podemos elaborar previsões para os próximos seis anos no que diz respeito ao número de alunos que  pretenderão matricular-se nas escolas entre os anos 2007 e 2012, no concelho de Aguiar da Beira. Assim, admitindo que, se matriculem apenas as crianças registadas no concelho, afigura-se desde já evidente que, 2007/2008 será um dos anos com um menor número de inscrições.