Área de Projecto

À semelhança do que aconteceu no resto do país, também no concelho de Aguiar da Beira encerraram muitas escolas do 1º ciclo.

Neste ano lectivo, a turma B do décimo segundo ano que frequenta o curso de Ciências Sociais e Humanas, decidiu, no âmbito da Área Curricular não disciplinar de Área de Projecto, investigar este tema.

Iniciámos o estudo deste tema, executando uma análise da evolução demográfica do concelho de Aguiar da Beira nos últimos 46 anos (5 décadas). Numa primeira fase, procedemos à recolha de dados referentes:
• à natalidade e mortalidade dos anos de 1960, 1970, 1981, 1991, 2001;
• à população residente nas várias freguesias do concelho ao longo destes anos;
• às escolas que encerraram, e as que continuam em funcionamento;
• ao  número de alunos que frequentam e que frequentavam cada escola do concelho.

Na fase seguinte tivemos oportunidade de contactar directamente com os alunos mais afectados neste processo, para nos inteirarmos do modo como o estão a vivenciar.

Da etapa final, constará a análise sobre este processo que está a afectar todo o nosso “Portugal profundo”, bem como uma reflexão sobre as implicações que daqui resultarão para o futuro.

Acompanhem-nos nesta “aventura” e ficamos à espera dos vossos comentários.